Olá visitante Entrar
Olá visitante Entrar

ANTES NAMORADOS, AGORA INIMIGOS, ISSO PODE?

por Junior Meireles terça-feira, 10 de outubro, 2017 110451 ARTIGOS, CASADOS, NAMORADOS, NOIVOS, SOLTEIROS

O fim de um relacionamento é uma loucura!

Tudo muda de uma hora para outra. Em alguns casos, no dia anterior ao termino o casal estava fazendo planos e chamando um ao outro de amor e agora, possuem um ódio fatal pelo outro.

A pergunta é: “seria possível duas pessoas permanecerem amigas após o fim de um relacionamento?”

A experiência da maioria das pessoas diz que não.

Porém, eu creio que se existir maturidade é possível sim. Não vejo problema algum em duas pessoas que namoraram permanecerem amigas, mas já encontro um grande problema no fato de se tornarem inimigas ou saírem por ai difamando um ao outro. Penso que ex-namorados continuarem amigos não é feio. Feio é sair por ai difamando quem te fez feliz um dia. Ter um inimigo seja lá por qual motivo for revela de forma explicita a falta de perdão.

A falta de perdão é uma grande inimiga, vejamos alguns motivos pelos quais devemos perdoar.

MOTIVO 1: A falta de perdão prende a pessoa ao passado.

Você sabia que a falta de perdão é o motivo pelo qual muitos não conseguem seguir em frente em sua vida sentimental? É isso mesmo! Muitas pessoas estão presas a relacionamentos passados por causa da falta de perdão. Elas gastam tanto tempo remoendo as lembranças antigas que lhe causaram mal que não conseguem dar uma nova chance ao amor e por isso, não se abrem para encontrar uma nova pessoa que as façam felizes ou quando se abrem para um novo relacionamento, não conseguem leva-lo adiante, as marcas da relação antiga invadem o novo relacionamento e ele logo acaba. Isso acontece por que é impossível seguir em frente sem tratar o passado.

Um passado não tratado pode destruir o futuro.

MOTIVO 2: Como receberemos o novo se não mandarmos o velho embora?

Essa é a questão, não poderemos receber o melhor de Deus para nossa vida sentimental se ainda estivermos contaminados pela falta de perdão? Já dizia Pitagoras: “Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo”. E o próprio Cristo disse que para recebermos as coisas novas, o vinho novo de alegria precisamos estar com o odre renovado e limpo para não desperdiçarmos aquilo que Ele tem preparado para nossas vidas!

MOTIVO 3: O perdão é uma ordenança bíblica.

O tema com respeito ao perdão é uma das premissas da fé cristã. Lemos diversas lições nas Escrituras sobre o perdão e encontramos em Jesus Cristo o maior exemplo de um coração perdoador. Na oração do Pai-Nosso, Jesus nos ensinou: “Perdoai-nos assim como nós perdoamos”… Se eu não perdoo, como posso receber o perdão de Deus? Diga-me quantas vezes você quer ser perdoado por Deus? Deus tem perdão para cada um dos seus pecados, desde que você tenha perdão para cada falha dos seus irmãos. Deus tem nos dado seu perdão gratuitamente, sem que o merecêssemos, e espera que usemos do mesmo espírito misericordioso para com quem nos ofende.

MOTIVOS 4: Perdoar é libertar a si mesmo!

A palavra “perdoar” em Aramaico significa literalmente “desvencilhar-se”. O perdão é para o seu próprio benefício, e não para quem o feriu. Libertar-se por meio do perdão é como libertar-se de uma prisão. Perdoar é viver o hoje, é colocar o passado em seu devido lugar, quando perdoo, os fantasmas do passado são calados, e as portas do futuro se abrem diante de nós.

Perdoar não quer dizer que seremos os melhores amigos!

Agora, vamos com calma, a coisa não pode ser levada para extremo algum, os dois não devem se tornar inimigos, mas também não é nada recomendável que se tornem “best friends”. Isso também atrapalha relacionamentos futuros. Imagina você saber que seu namorado é o melhor amigo da ex-namorada. Não deve ser nada legal, por isso, não fiquem inimigos, mas mantenham o equilíbrio e não sejam próximos demais.

Conclusão:

Não creio que todas as pessoas que terminam relacionamentos conseguem ser amigas após o fim. Nem sempre a forma como a relação terminou permite a amizade, pode ser que cada um siga sua vida percorrendo caminhos diferentes. Contudo, para quem sabe entender um pingo é letra, quando disse lá no inicio que não é feio ex-namorados serem amigos, estou dizendo que se isto acontecer, se os dois permanecerem amigos não será feio, mas … será muito feito ficar difamando alguém que te fez feliz um dia.

A melhor coisa a fazer ao fim de um relacionamento é viver em paz, paz consigo mesmo e paz com o outro. Não saia por ai contando segredos que alguém te confiou e muito menos exaltando as falhas do outro. Diga que foi bom enquanto durou, mas passou e que você deseja que o outro seja muito feliz. Lembrando que o que desejamos ao outro é uma semente que plantamos! Quem planta uma semente colhe uma árvore de muitos frutos!

Espero ter te ajudado de alguma forma. Não esqueça de deixar seu comentário!

Deus abençoe sua vida rica e abundantemente!

Em Cristo, Júnior Meireles

_______________________________

SUGESTÃO: Conheça os livros: escritos pelo autor deste texto. Temos certeza que você será muito edificado, para ir até os livros clique no nome deles: