Olá visitante Entrar
Olá visitante Entrar

COMO DIZER PARA UMA PESSOA NÃO CRISTÃ QUE NÃO QUERO SAIR COM ELA SEM DEIXÁ-LA CONSTRANGIDA?

por Junior Meireles quarta-feira, 24 de janeiro, 2018 2084 ARTIGOS, JÚNIOR MEIRELES RESPONDE, SOLTEIROS

Falaaaa galeraaaaa… Júnior Meireles aqui e hoje eu quero responder a seguinte pergunta:

Sou cristã e entendo o princípio de namorar apenas em jugo igual, mas como faço para recusar o convite para sair de um rapaz não cristão sem constranger a pessoa?

Você já passou por algo assim? Sabia que não podia aceitar o convite, mas ficou com receio de como falar? Se sim, o que você fez? Ficarei contente se você puder compartilhar sua experiência nos comentários.

A questão é que frequentemente nós cristãos nos vemos em situações do tipo: “agradar a Deus ou aos homens?”. Nós sabemos que independente de quem seja a pessoa é nosso dever escolher agradar a Deus. Porém, escolher agradar a Deus, é na maioria das vezes, deixar algumas pessoas decepcionadas conosco.

Veja o exemplo de Pedro e dos discípulos frente aos lideres do povo em Jerusalém. Eles estavam enfrentando um grande dilema: Jesus Cristo ordenou que eles pregassem o evangelho, mas o líderes dos judeus proibiram-nos e disseram que se eles fossem pegos pregando seriam presos e mortos.

E agora? A quem eles deveriam obedecer? E você, neste caso, a quem obedeceria?

Os discípulos decidiram firmemente que deveriam obedecer a Deus independente das consequências. E as autoridades logo que descobriram que eles continuavam pregando mandou que guardas fossem prendê-los e exigiram que eles explicassem o motivo de estarem desobedecendo a ordem. A resposta dos discípulos é uma lição preciosa que devemos gravar em nosso coração:

“Nós devemos obedecer a Deus antes de qualquer autoridade”. (Atos 5:29 | Nova Versão Transformadora)

Até entendo seu desejo de não constranger, mas acho inevitável por dois motivos: 1) Um fora (independente do motivo) sempre deixa a pessoa com a autoestima lá em baixo. 2) E a verdade é que a maioria das pessoas não entende nosso posicionamento como cristãos. O que é normal! Afinal, temos princípios que não são comuns hoje em dia.

Contudo, seguem 5 dicas que podem ajudar:

1. DEFINA CONSIGO MESMA O MOTIVO DE SEU PROPÓSITO: Porque você vai dizer não? É importante você estar consciente do motivo pelo qual não deseja namorar ou sair com um não cristãos. Por exemplo, Michele (que hoje é minha esposa) estava decidida a namorar apenas o marido dela, isto estava definido dentro dela e quando eu (um novo convertido) pedi uma oportunidade ela recusou explicando de forma gentil que só namoraria alguém se Deus confirmasse alguns sinais que ela pediu. Felizmente Deus confirmou!

2. SEJA HONESTA: Qual o problema de você ter princípios? Depois de você ter definido de forma clara seus motivos, você não terá dificuldade em falar para alguém sobre seus princípios.

3. NÃO FIQUE DANDO VOLTAS: O maior erro que a gente pode cometer é não ir direto ao ponto. Tem gente que quanto mais tenta evitar o erro em uma conversa, mais erra. Salomão diz: “Quem fala demais acaba pecando”. (Pv 10:19 | NVT). Portanto, quanto mais você falar, mais chances tem de errar. Fale menos e vá direto ao assunto!

4. SEJA SINCERA, MAS NÃO RUDE: “Os comentários de algumas pessoas ferem, mas as palavras dos sábios trazem cura.” (Pv. 12:18 | NVT). Embora a franqueza seja importante, a Bíblia diz que as nossas palavras devem ser ditas ‘com graça, temperadas com sal’. (Cl. 4:6).

5. O QUE DIZER? Você pode dizer: “não fique chateado comigo e não me leve a mal, mas eu sou cristã e gostaria de me relacionar apenas com alguém que tem o mesmo relacionamento que eu com Deus e com a igreja”.

CONCLUSÃO: Não tenha vergonha de seus princípios, são eles que te fazem original aos olhos de Deus nessa geração. Seja sempre dócil ao falar com as pessoas, isso demonstra que você cumpre o mandamento de amar a Deus e ao próximo como a Palavra ordena. Mas não tenha receio de constrangê-las, fale abertamente sobre seus princípios e pense pelo lado positivo: dizer não para alguém com piedade e sabedoria, afirmando de forma segura seus princípios pode ser um belo testemunho. 

_______________________________

SUGESTÃO:

Conheça os livros: escritos pelo autor deste texto. Temos certeza que você será muito edificado, para ir até os livros clique no nome deles:

CRÉDITO DA IMAGEM: PIXABAY