5 Dicas Para Se Desintoxicar De Um Relacionamento Que Não Deu Certo!

Não é nada fácil superar o fim de um relacionamento, não é mesmo? Um estudo realizado pela Universidade de Rutgers, afirma que existem grandes semelhanças entre o sentimento de pessoas que terminam um relacionamento e os que são viciados em cocaína em processo de desintoxicação. “O amor romântico é um vício”, diz a antropóloga Helen E. Fisher, líder da pesquisa.
 
Conheço casos de pessoas que mesmo tendo terminado um namoro, noivado ou até mesmo um casamento há muito tempo, continuam sofrendo com a separação. Já se passaram anos e a pessoa ainda está presa aquela pessoa do passado. É como se elas arrastassem um caixão com defunto ao longo de toda a vida.
 
Vale ressaltar que não superar o fim do relacionamento, nem sempre quer dizer que você ainda ama aquela pessoa, mas pode apontar para coisas mal resolvidas, falta de perdão e sim, pode ser também que ainda reste algum sentimento – bom ou ruim.
 
Você conhece alguém que vive assim? Ou você já se viu arrastando um relacionamento que não deu certo como alguém que arrasta um caixão? É muito desagradável, não é?
 
Seja lá qual for o motivo de alguém ainda não ter superado o fim de um relacionamento – isto é, por amor ou por questões mal resolvidas em relação ao relacionamento que se frustrou – a questão é que, viver preso ao passado não é prudente.
 
Um passado não tratado, pode:
— Impedir nosso progresso.
— Impedir que se entregue por inteiro a um novo relacionamento.
— Reaparecer e reascender os sentimentos.
— Fazer com que fique se lembrando das coisas do passado.
— Adoecer por causa de sentimentos negativos.
 
Por esses e outros motivos, precisamos resolver as coisas que ficaram para trás e seguir em frente, livres de amarras. Pensando nisso, quero compartilhar alguns conselhos para ajudar você a superar o fim de um relacionamento.
 

1. Passe Mais Tempo Com Deus

“Deus – sara os quebrantados de coração e cura-lhes as feridas” (Salmos 147:3)
 
Não deveria acontecer, mas é comum durante o namoro as pessoas passarem menos tempo com Deus. Alguns abandonam praticas espirituais e até se afastam de Deus durante o tempo em que estavam se relacionando.
 
A verdade é que essas coisas podem até ser motivos pelos quais o relacionamento acabou. Afinal, Deus jamais permitirá que alguém que nos afastou dEle permaneça em nossa vida.
 
Diante disso, é importante que você reflita e descubra se por algum motivo você não se afastou ou se esqueceu de Deus durante o namoro. Se é o caso, agora é a hora de consertar isso. Volte a buscar a Deus e passe mais tempo com Ele.
 
Deus precisa ser o centro de sua vida e o relacionamento mais importante que você deve ter é com Ele..
 
Deus é o único que nunca vai falhar com você.
 
Isso quer dizer que, seu namoro pode ter acabado e você pode estar sentindo que não é amado, mas a verdade é que mesmo que você tenha sido abandonado pela pessoa com quem se relacionava, Deus continua te amando de todo coração (Romanos 8:38-39).
 
Retribua este amor tendo tempo com Ele e você vai ver que o amor de Deus suprirá suas necessidades, curará suas feriadas e ajudará você a superar o fim do seu relacionamento mais facilmente.
 

2. Libere E Peça Perdão

“Se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas”. (Marcos 11:26)
 
É comum ao fim de um relacionamento restar algum tipo de mágoa em nosso coração devido a erros que o outro cometeu. Mas é importante lembrar que, se relacionamentos são compostos por duas pessoas é impossível que apenas um erre e isso quer dizer que nós também erramos com o outro em algum momento durante o tempo em que estávamos juntos.
 
Deste modo, se você cometeu erros no relacionamento, peça perdão a Deus e se for apropriado, peça também perdão diretamente a quem você machucou. E claro, se você foi machucado no relacionamento, perdoe essa pessoa (Mateus 6:14-15).
 
Sei que perdoar pode ser uma tarefa difícil, mas o perdão é um passo importante para seguir a vida sem ressentimento nem amargura. Não demore a liberar ou pedir perdão.
 

3. Evite Ficar Perto Do Ex

“Há tempo de abraçar e tempo de afastar”. (Eclesiastes 3:5)
 
Não vale a pena ficar seguindo, stalkeando (vasculhando) as redes sociais e muito menos tentar se aproximar do outro a todo custo. Pense que se o relacionamento acabou e não existem mais chances para reatar, a melhor atitude que você pode tomar no momento é se afastar. Afaste-se da pessoa, dê um tempo e deixe as coisas chegarem no lugar.
 
Eu sei, você pode estar se perguntando: “para algumas pessoas, se afastar do ex é fácil, mas e no caso daquelas pessoas que trabalham, estudam ou frequentam a mesma igreja, como se afastar do outro?”
 
Pois é, nestes casos, fica um pouco mais complicado, mas acredito que é possível se manter no mesmo ambiente que uma pessoa e conseguir ficar distante.
 
Para isto, basta sentar em lugares distantes ou em um local que você não fique vendo a pessoa o tempo todo.
 
Sobre a igreja, vale ressaltar que nunca é prudente se afastar da igreja e dos ministérios por causa do fim de um relacionamento, isso pode te afastar de Deus e longe dEle seu sofrimento será ainda maior!
 
Mas ainda que você frequente os mesmos lugares que o outro, é importante evitar estar junto demais para que os sentimentos se acalmem.
 

4. Devolva Presentes Que Fazem Você Lembrar

 
Muita gente não concorda com isso. Pensam que um presente ganhado não deve ser devolvido. Alguns dizem que o outro não vai devolver o que ganhou e por isso, também não devolverão.
 
Cada um sabe exatamente o que pode ou não afetá-lo.
 
No meu caso, achei que manter presentes de outra pessoa que fez parte da minha vida sentimental, não seria justo com minha namorada – que hoje é esposa. Afinal, eu sempre me lembraria da pessoa quando visse aquele presente.
 
Desta forma, sempre tomei a decisão de devolver tudo o que ganhei da pessoa ao fim do relacionamento. Nunca guardei fotos, nem mesmo postagens nas redes sociais.
 
Aquela pessoa fez parte da minha vida, existiram momentos felizes e momentos não tão felizes, após ter perdoado a pessoa, prefiro que minha história com ela adormeça e que não fique o tempo todo me vindo a tona por causa de lembranças físicas que podem me ligar ao outro e até mesmo fazer com que eu seja infiel em pensamentos a pessoa que está ao meu lado.

5. Evite Amigos Que Levam E Trazem Conversa

Em alguns casos, parece que são os amigos que não superam o fim da relação!
 
Eles ficam tentando fazer de tudo para o casal voltar, levam e trazem conversa, marcam encontros para colocar os dois em um lugar sozinhos para conversar e por aí vai. Os amigos pensam que estão ajudando, mas isso pode atrapalhar o processo.
 
Por isso, caso isso aconteça com você e se você souber que o relacionamento não tem mais volta, seja sincero com os amigos e diga que você não quer ficar recebendo informações do outro e que não quer que eles fiquem interferindo na tentativa de que vocês reatem.
 
Caso o amigo insista, afaste-se dele.
 
Quanto menos conexão mais fácil será superar o fim do relacionamento.
 

Conclusão

 
Ninguém nasceu para arrastar sonhos, planos e expectativas frustradas. Para que haja esperança para o futuro, precisamos nos livrar do passado e para isso, é necessário passar tempo com Deus para que Ele nos cure, pedir e liberar perdão, evitar ficar próximo do ex, devolver presentes que nos fazem lembrar e evitar aqueles amigos que fazem papel de cupido. São conselhos simples, mas atitudes importantes e necessárias para ajudar você no processo para superar o fim do relacionamento.

Júnior Meireles

Júnior Meireles

Júnior Meireles é casado com Michele Meireles, pai da Isabela e do Heitor, criador da mobilização nacional NAMORO COM PROPÓSITO, bacharel em teologia, escritor de nove livros para solteiros, namorados e noivos e atua como conselheiro de jovens desde o ano de 2007.

Gostou? Compartilhe:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe seu comentário:

Artigos Relacionados: